Escrever é um reflexo do pensamento e pode ser uma ferramenta poderosa para refinar suas ideias. Além disso, a forma como você escreve pode até mesmo indicar se você possui habilidades que contribuirão para o seu sucesso profissional, afirmam pesquisadores.
Foi na esteira deste pensamento que o bilionário Jeff Bezos proibiu apresentações de PowerPoint em suas reuniões e forçou executivos a elaborar memorandos de seis páginas. “Quando você tem que escrever frases completas com estrutura narrativa, é muito difícil esconder um pensamento desleixado”, explicou o fundador da Amazon.
Segundo Morgan Housel, investidor conhecido por sua habilidade em comunicar de modo acessível conceitos financeiros complexos, todo mundo está cheio de ideias das quais não tem consciência. Essas ideias vêm como sentimentos ou intuições.
“Para tornar essas intuições úteis, precisamos entender de onde elas vêm, quais são suas limitações e como se relacionam com outras ideias. A melhor maneira de fazer isso é colocando-as em palavras, e escrever é a forma mais eficaz de conseguir isso”, afirma Housel ao Inc.
Um estudo publicado em maio deste ano, da Wharton School e da Columbia Business School, ambas universidades norte-americanas, afirma que, de fato, aprimorar a escrita pode aumentar as chances de sucesso de qualquer empreendedor. O documento também sugere práticas para melhorar a escrita e, assim, ter mais oportunidades nos negócios.
A linguagem é uma impressão digital, diz pesquisador
De acordo com Jonah Berger, professor de Marketing na Wharton School, a linguagem é uma impressão digital e denota características sobre as pessoas que a produzem. “Às vezes, o vocabulário é revelador. Pesquisas anteriores mostram que você pode adivinhar a quão extrovertido alguém é a partir de suas escolhas de palavras, por exemplo”, diz Berger ao INC.
Junto com seu colega Olivier Tubia, professor da Columbia Business School, Berger procurou investigar o que a organização de um texto escrito diz sobre como as pessoas pensam, e o que isso revela sobre suas chances de sucesso na vida.
Eles analisaram 40 mil redações de vestibular e descobriram que havia um estilo de escrita que parecia prever fortemente o sucesso. Os alunos que se saíram melhor mais tarde na carreira tinham muitas ideias e escreveram de uma forma organizada, clara e de maneira eficiente, sem se perder.
Berger utiliza uma metáfora para explicar: “Imagine que suas ideias estão organizadas ao redor de um mostrador de relógio, numeradas de 1 a 12. Todas as redações tinham o mesmo tamanho, mas os candidatos mais bem-sucedidos conseguiram cobrir mais dessas ideias dentro do mesmo número de palavras. Eles fizeram isso de forma organizada, seguindo um caminho ao redor do mostrador, em vez de pular aleatoriamente de uma ideia para outra.”
Acumular conhecimento e praticar a escrita aumenta chance de sucesso
Para Berger, ao praticar a escrita dessa forma, você pode realmente aumentar suas chances de sucesso. Ele explica que, à medida que adquirimos mais conhecimento sobre um assunto, nossa forma de falar e pensar sobre as ideias muda.
“Como as pessoas conseguem abordar muitos tópicos de maneira clara e eficiente, movendo-se de forma metódica e não apressada? Não é algo que elas naturalmente sabem fazer. É mais provável que tenham adquirido mais conhecimento ao longo do tempo, o que lhes permite apresentar suas ideias de maneira mais eficaz.”
Em suma, ao praticar a escrita rica e eficiente você pode aprimorar não apenas seu texto, mas também o pensamento. Isso, por sua vez, pode resultar em melhores chances de sucesso.
“À luz dessa pesquisa, Bezos e Housel parecem bastante sábios em insistir que escrever mais torna você mais inteligente”, conclui Berger.